terça-feira, 11 de agosto de 2015

O evangelho eterno


Você tem ideia do que de fato significa o evangelho que você diz crer?
“E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. ” (Apocalipse 13:8)
O cristianismo incomodou por todos os séculos depois do seu surgimento. Mas, parece que no século em que vivemos, o evangelho se tornou algo convencional, uma espécie de cultura. É normal ver alguém se intitulando como “não-praticante”. Como Francis Schaeffer bem esquematiza em seu livro “A morte da razão”, no tempo em que vivemos, de forma inédita, as pessoas buscam viver psicologicamente, valorizando a emoção e experiência às custas de um assassinato intelectual em virtude de uma preguiça ou inaptidão mental (o mundo de hoje conhece bastante, comunica-se muito, porém relaciona-se pouco, mas reflete e compreende pouquíssimo). As coisas hoje não precisam ter significado, basta apenas ter função estética ou emocional.
Bom, o cristianismo não é só mais um “ismo”. Mas é a razão absoluta do porquê, para que e para quem esse universo existe. Se você já leu Gênesis 1 e João 1, sabe do que eu estou falando. Não é o verbo ou a palavra que fez o universo vir a existir? Deus falou. Entretanto, o cristianismo é também a razão do porquê, para que e para quem nós, como seres individuais, estamos aqui.
Quando a bíblia diz que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo, não foi porque João cometeu um erro na hora de escrever, ou porque ele estava louco. A bíblia nos diz que o Cordeiro foi imolado desde a fundação do mundo, mostrando-nos que a crucificação de Jesus foi apenas uma manifestação daquilo já havia sido feito desde a criação, ou seja, antes do pecado em si. Jesus é o preço da criação.
O Cordeiro já havia morrido no lugar do homem a fim de que o homem não precisasse morrer devido ao seu pecado essencial. O que acaba com todo e qualquer pensamento de que Deus tenha levado algum susto com a infidelidade humana ao decorrer da história e foi tentando diversas formas de salvação até chegar a Cristo. Ou até mesmo a patética história em que Deus pergunta a todos os seres celestiais quem iria morrer pela humanidade até que Jesus se oferece. A única forma de salvação sempre foi através do Cordeiro, o resto apenas serviu para apontar essa realidade. A bíblia que conhecemos é Jesus Cristo de Gênesis a Apocalipse.
Por isso a Lei nunca salvou ninguém, e nem poderia, devido à impossibilidade humana de cumpri-la por completo. Apenas serviu para mostrar o maior pilar do evangelho: Você é incapaz de se salvar com suas próprias obras. Isso aponta para o Cordeiro. De modo que a salvação na antiga aliança também se deu por fé.
Em Hebreus 11, vemos a história de vários homens de Deus no antigo testamento. Uma carta escrita exclusivamente para judeus. Posso ver cada um deles se gloriando de ter os seus antepassados sendo citados em um capítulo exclusivo, mostrando os seus grandes feitos e obras. Mas algo parece interromper a narrativa. De repente, o escritor de Hebreus diz que Moisés por amor a CRISTO, negou ser chamado de filho da filha de Faraó, considerando sua desonra maior riqueza do que os tesouros do Egito, pois contemplava sua recompensa. Jesus é a nossa recompensa maior. O melhor de Deus não está por vir, já veio. Se chama Jesus Cristo. Ele é a nossa recompensa. E enquanto Moisés olhava para Cristo, permanecemos olhando para Moisés.
Eu sei que estou a caminho do cumprimento, mas ouso dizer, que mesmo que eu não cumpra todos os propósitos de Deus para a minha vida, já me dei por satisfeita. Porque Ele é a minha satisfação, e nenhuma promessa é maior do que Ele. O mundo diz que precisamos estar insatisfeitos para alcançar. Em Cristo, somos satisfeitos, por isso alcançamos.
E desde o princípio, mesmo quando Ele ainda não havia pisado nessa terra, a salvação se dava pela fé no Cordeiro de Deus. Veja algo interessante que acontece em Gênesis 5, um capítulo de genealogia. Cada nome que aparece, em sua devida ordem, com o seu devido significado, aponta para o salvador.

Adão
O primeiro nome, Adão, vem de Adomah , e significa "homem". Como o primeiro homem, isso é bastante simples.
Sete
O filho de Adão foi chamado Sete, o que significa "designado". Quando ele nasceu Eva disse: "Porque Deus designou-me outra semente em lugar de Abel, que Caim matou. "
Enos
O filho de Seth foi chamado Enos, que significa "mortal”, "frágil" ou, "miserável". Surge de raizanash: ser incurável, ferida, sofrimento, aflição, doença ou perversidade (foi nos dias de Enos que os homens começaram a contaminar o nome do Deus Vivo).
Cainã
O filho de Enos foi nomeado Cainã, o qual pode significar "sofrimento", "tristeza", “canto fúnebre", ou "elegia ". A denotação precisamente é um pouco evasiva.
Maalalel
O filho de Cainã foi Maalalel, de Mahalal , que significa "abençoado" ou "louvor". El é um sufixo para o nome de Deus. Assim, Maalalel significa "o que Deus abençoou." Muitas vezes os nomes hebraicos incluiam El, o nome de Deus, como Dani-el , "Deus é meu juiz", Nathani-el , "Presente de Deus", etc.
Jarede
O filho de Maalalel foi nomeado Jarede, do verbo yaradh, que significa "descerá".
Enoque
O filho de Jarede foi nomeado Enoque, que significa "ensino" ou "início". Ele foi o primeiro de quatro gerações de pregadores. Na verdade, a primeira profecia registrada foi de Enoque, que surpreendentemente fala sobre a Segunda Vinda de Cristo.
Matusalém
O nome Matusalém vem de duas raízes: Muth, uma raiz que significa "morte", e de shalach , que significa "trazer", ou "enviar". Assim, o nome de Matusalém significa, "sua morte trará." E, de fato, no ano em que Matusalém morreu, veio o dilúvio. É interessante que a vida de Matusalém foi um símbolo da misericórdia de Deus, antecipando a vinda do julgamento do dilúvio. Por conseguinte, é compreensível que ele foi o homem que viveu mais em toda bíblia, simbolizando a extensão extrema da misericórdia de Deus.
Lameque
O filho de Matusalém foi nomeado Lameque, uma raiz ainda evidente na própria palavra, "lamento" ou "lamentação". Lameque sugere "desesperado”.
Noé
Noé é derivado de nacham: “para trazer alívio" ou "conforto”.

É isso mesmo. |O homem| foi designado para| um mortal| sofrimento|, mas o abençoado de Deus| descerá| ensinando|, e sua morte trará ao| desesperado|, conforto|.

2 comentários:

  1. Eu nunca soube isso dos noooomeeeeeeeeeeeess.
    Meeeeeeeeeu Deeeeeeeeeeeus, a Bíblia é liiiiiiinda!!! *__*

    Bii Brandão.

    ResponderExcluir

© Harmonia Poliforme, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena